A Revista Acadêmica Transdisciplinar ARAUCÁRIA: Ambiente e Sociedade foi criada em 2020 pela necessidade de socialização das discussões ambientais e sociais gerados nas reuniões da Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), com sede na UNIFACVEST, com colaboração das Áreas de Educação e Humanidades do Centro Universitário Facvest juntamente com outras instituições participantes.

Tem por objetivo integrar diferentes saberes que dão sustentação para um pensar complexo a fim de transcendê-los, sem desconsiderá-los. Por ser integrador e transversal em relação aos diferentes níveis de realidade da sociedade, a complexidade revela padrões que ligam o objeto e o sujeito através dos diversos saberes existentes, sejam eles científicos, religiosos, místicos, filosófico ou popular. Través dessas discussões pode-se construir um novo saber, que amplie a busca de soluções para os problemas oriundos da relação natureza e sociedade.

Com isso, a Revista Acadêmica Transdisciplinar Araucária: Ambiente e Sociedade visa difundir o conhecimento que pode ser específico, mas generalizável, de base universal conectado às demandas territoriais, sociais e ambientais, através da convergência de conhecimentos distintos.

O envio, a seleção e publicação de artigos é realizada através da plataforma do Open Journal System e almeja a estratificação A1 pelo sistema Qualis – Capes, é indexada às bases de dados EBSCO host – Fonte Acadêmica, Latindex, Diadorim e Portal de Periódicos da Capes. 

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros.

A  Prof. Dra. Fátima Regina da S. Pereira é sua editora-chefe.